Estatuto

“Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si”.
Ayrton Senna.
(Simply The Best)

Sejam bem vindos à Comunidade LIGA ZGT, desde já agradecemos a sua participação.
Uma boa diversão com o maior realismo é o que procuramos e para isso precisamos da colaboração de todos os participantes. A disciplina e o enquadramento às regras podem nos levar a uma brincadeira saudável e que nos traga alivio do stress do dia a dia.
As regras abaixo descritas são regras de conduta, que os pilotos devem seguir para que exista um bom comportamento nos campeonatos e que não venham trazer prejuízos a nenhum dos participantes, honra seus compromissos ate o final.
Esperamos sinceramente estar colaborando para que todos tenham um grande desenvolvimento como pilotos.
Pedimos à gentileza que leiam com atenção e que tenham todos à ciência que estarão sendo fiscalizados e que caso incorram em alguma violação serão punidos.
Lembre-se que estas são regras de conduta que são fixas. Os regulamentos de cada campeonato com as limitações de afinação e acerto dos carros, as pontuações, a quantidade de provas e as datas em que ocorrerão serão enviados conforme a inscrição de cada piloto.

REGRAS GERAIS DOS CAMPEONATOS

1. -DAS INSCRIÇÕES

1.1 - Para a participação dos pilotos nos campeonatos É OBRIGATÓRIA à declaração de aceite das regras através de e-mail ou pelo nosso canal de comunicação ps3, ps4 ou no Facebook.
1.1.3 - Para a participação em eventos de Desafios e Mini eventos a inscrição será realizada por ordem de chegada na sala.
1.2 - Uma vez dado o aceite pelo piloto em relação às regras do campeonato, ele estará subordinado a elas e NÃO TERÁ DIREITO a reclamações posteriores sob pena de penalização na próxima prova, ou sendo a última prova do campeonato este poderá ser penalizado até o resultado oficial de término do campeonato a ser proferido pelo Diretor do Campeonato, ficando a cargo dos Fiscais de Prova a análise e aplicação das penalizações.
1.3 - piloto que aceitar duas vezes em um campeonato E NÃO COMPARECER será proibido de participar de eventos da LIGA ZGT.
1.4 - Será cobrado uma taxa inscrição no campeonato em que o piloto irá participar, o valor será destinado para manter o trabalho da Liga ZGT site, programas e premiações.


2 – DO INÍCIO DOS CAMPEONATOS

2.1- TODOS OS CIRCUITOS do campeonato com alteração ou escolhidos com antecedência de pelo menos 24 horas ou serão sorteadas todas as corridas antes do inicio do campeonato e serão informados aos participantes inscritos através de e-mail, Facebook, redes sociais e comunidade PSN, portanto, não é obrigatória a presença dos pilotos nos sorteios.
2.2- O carro sorteado ou escolhido pelo piloto o seguirá ATÉ O FINAL daquele campeonato e não haverá troca, salvo, nos campeonatos por equipe em que esta por alguma hipótese se dissolva restando apenas um piloto e outras equipes tenham vagas em aberto. Esta regra ficará a cargo da comissão dos campeonatos julgarem e aplicar a que melhor couber.
2.3 - O piloto que estiver inscrito a um campeonato DEVE SE JUSTIFICAR com até antecedência do início da corrida caso ocorra algum motivo que o leve a faltar, sob pena de PERDAS DE PONTOS na primeira vez e penalização nas próximas vezes. A punição poderá ser aplicada na próxima corrida ou até antes do resultado oficial de término do campeonato a ser proferido pelo Diretor do Campeonato, ficando a cargo dos Fiscais de Prova a análise e aplicação da pena.
2.4- O piloto que for participar do próximo grupo do campeonato deverá estar on-line COM ATÉ 10 MINUTOS DE ANTECEDÊNCIA para receber o comunicado de entrada livre para a sua corrida, evite entrar na sala de corrida sem ser chamado, pois, isto poderá ocasionar a queda de algum dos participantes que estão ainda em disputa. O piloto que infringir a esta regra será penalizado com advertência na primeira vez e ficará sujeito à penalização leve na próxima falta.
2.5- HAVERÁ O TEMPO MÁXIMO DE 10 (DEZ) MINUTOS DE TOLERÂNCIA em relação ao atraso de pilotos para o início das corridas.
2.6 - O evento terá um tempo limite de iniciar de até 60 minutos em caso de problemas com conexões e com a fiscalização do evento, após esse tempo será feito a prova somente se todos os participantes e fiscais da prova estarem de acordo. 
2.7 - O inicio da corrida quem será o anfitrião da sala será somente o DIRETOR DE PROVA em caso de perda de conexão poderá passar a outro piloto caso esteja a corrida e treino em andamento ou evento atrasado.


3 - DAS PONTUAÇÕES

3.1 - As pontuações serão atribuídas de acordo com os regulamentos dos campeonatos e, serão informadas aos pilotos no ato de sua inscrição e no início de cada campeonato.
3.2 - Ranking será atualizado após término de eventos.
3.3 - Pontuação do Ranking será informada antes do inicio do Evento.
3.4 - Pontuação do Ranking que o piloto conquistou no evento oficial será multiplicada por *10

4 - DAS RECLAMAÇÕES E SOLICITAÇÕES

4.1 - TODAS AS CORRIDAS SERÃO GRAVADAS para análise das reclamações e futuras penalizações. As aplicações dos vídeos serão em base do replay que a direção de prova recebeu. 
4.2 - NÃO SERÃO APLICADAS PENALIZAÇÕES SEM QUE EXISTAM AS DEVIDAS RECLAMAÇÕES das partes envolvidas nos incidentes, salvo, casos específicos, em que os Fiscais de Prova percebam que o piloto cometeu alguma falta, mesmo sem reclamação, que acabe atrapalhando outros pilotos e infrinjam na boa conduta desportiva da corrida ou do campeonato.
4.3 - As solicitações de análises referentes a problemas acontecidos durante uma prova deverão ser OBRIGATORIAMENTE FEITAS EM ATÉ 24 HORAS após o término da corrida, sob pena de perder o direito à reclamação.
4.4 - Após a solicitação de análise, os Fiscais de Prova assistirão ao vídeo gravado da corrida e o piloto reclamante, assim como o piloto penalizado serão comunicados em relação à pena a ser imposta e terão o PRAZO DE 24 HORAS PARA A SUA DEFESA, que poderá se dar de forma escrita através do e-mail equipezgt6@gmail.com. Caso tenha necessidade será efetuado em uma nova data e horário, reuniões posteriores à corrida com hora marcada pelo Diretor do Campeonato.
4.5 - Proibido usar algum programa ou carro alterado fora do simulador nesse caso o piloto será expulso da ZGT.
4.5.1 - Em caso do piloto sentir prejudicado por algo que outro piloto faça na corrida, que seja comprovado que é impossível haverá punições para hacker ficará a critério do Organizador do Campeonato aplicar as devidas punições.
4.5.2 - A Direção do Campeonato somente atende reclamações por Messenger, telefone, headset e teamspeak.
4.5.3 - Os outros canais de comunicação o atendimento será mais lento.
4.5.4 - Reclamações de corrida e sobre o evento será somente aceito no e-mail equipezgt6@gmail.com.


5 - DAS PENALIZAÇÕES

5.1 - Todas as penalizações estão expostas abaixo e a sua interpretação e aplicação caberão a cada aos Fiscais de Prova e a ORGANIZAÇÃO que discutirão a que melhor se enquadra.
5.2- As penalizações serão aplicadas geralmente nas próximas provas ou por perdas de pontuação. Se for a última prova do campeonato, a aplicação poderá ser dada até a declaração oficial de finalização do campeonato dada pelo Diretor do Campeonato, onde serão informadas as pontuações finais e a posição de cada piloto.
5.3- As penalizações atribuídas terão variação, e SERÃO APLICADAS DE ACORDO COM OS FISCAIS DE PROVA. Uma vez punido o piloto, este FICARÁ SOB VIGILÂNCIA E ESTARÁ
SUJEITO A RECEBER PENA EM DOBRO CASO SEJA REINCIDENTE NO MESMO CAMPEONATO.
5.4 - A pena em dobro PODERÁ SER A IMEDIATAMENTE ACIMA, ou seja, uma advertência verbal poderá passar pra uma penalização leve, e assim sucessivamente, mas essa interpretação caberá aos Fiscais de Prova e da Direção de Prova.
5.4.1 - advertência verbal: dada quando a infração cometida pelo piloto não trouxer danos a outros participantes ou que não se possa evitar que a cometa.
5.4.2 - penalização leve: 2 pontos a serem descontados da pontuação geral do campeonato mais perda de 1 posição no grid.
5.4.3 - penalização média: 4 pontos a serem descontados da pontuação geral do campeonato mais perda de 2 posição no grid.
5.4.4 - penalização grave: 8 pontos a serem descontados da pontuação geral do campeonato mais perda de 4 posição no grid., e em ambos os casos não terá direito a treino qualificatório.
5.4.5 - penalização gravíssima: perda de 25 pontos na pontuação geral e exclusão da próxima corrida e desqualificação da corrida, ou em caso de ser a última corrida perderá 35 pontos da pontuação geral do campeonato.
5.4.6 – penalização da direção de prova: ficará a cargo da ORGANIZAÇÃO LIGA ZGT aplicar a penalização ao piloto.
5.4.7 - penalização de desqualificação de prova: Piloto que utilizará algo para tirar vantagem dos outros pilotos.
5.4.7 - exclusão do campeonato: caso o piloto cometa (01) uma advertência gravíssima e no mesmo campeonato vem a receber mais uma advertência gravíssima, totalizando (02) advertências gravíssimas, será excluído do campeonato. Caso seja a última prova, este estará sujeito a receber punição no próximo campeonato em que estiver inscrito, ficando fora de uma prova ou tendo sua inscrição vedada a este campeonato assim ficará a cargo da ORGANIZAÇÃO ver o caso.
5.5 - Nos casos em que a fase final do campeonato ocorra em duas corridas no mesmo dia, PODERÁ HAVER um intervalo para que os Fiscais de Prova analisem se caberá ou não penalização para a prova seguinte caso haja reclamações, nestes casos, especificamente, as reclamações devem ser feitas ao término da prova na própria sala de corrida e ficará sujeita ou não a aprovação dos Ficais de Prova.


6 - DAS PROIBIÇÕES

6.1 - É PROIBIDO O USO DE “HEADSET” nas corridas, ficando disponível este uso, apenas aos Fiscais de Prova, para evitar que ocorra “LAG”. O piloto que infringir a esta regra será penalizado com penalidade leve  na primeira vez e ficará sujeito à penalização média na próxima falta.
6.2 - É PROIBIDA QUALQUER OFENSA contra os fiscais, organização e também contra outros pilotos durante e após o evento, ficando o ofensor sujeito às penalizações que serão analisadas e aplicadas pelos Fiscais de Prova de acordo com a ofensa proferida.
6.3 - É PROIBIDO A QUALQUER piloto que não for participante daquela prova ou daquele grupo do campeonato permanecer na sala para assistir a corrida, salvo para fiscalização. O piloto que infringir a esta regra será penalizado na primeira vez e ficará sujeito à penalização maior na próxima falta.
6.4 - É PROIBIDO trancar a passagem do piloto que vem atrás, sendo somente possível a mudança da posição “A” para a posição “B” uma vez na defesa de sua posição na corrida, ficando sujeito à penalização dependendo do caso.
6.5 - Salvo por motivos de força maior É PROIBIDA a ultrapassagem de carros pelo “ghost” (fantasma), ficando sujeito à penalização. O piloto que infringir a esta regra será penalizado.
6.6 - É PROIBIDO o zigue-zague na pista na tentativa de evitar que o piloto que vem atrás pegue o vácuo do piloto que vem a frente. O piloto que infringir a esta regra será penalizado com penalidade leve na primeira vez e ficará sujeito à penalização média na próxima falta.
6.7 - PROIBIDO piloto ganhar vantagem de artificio ou falha do sistema, DURANTE O EVENTO E APÓS O EVENTO, caso isso aconteça será penalizado o piloto com perdas de pontos no campeonato será determinado pela ORGANIZAÇÃO.
6.8 - PROIBIDO ULTRAPASSAR carros quando o safety car estiver na pista, será dada uma informação ao piloto para manter uma velocidade reduzida, quando o safety car estiver na pista, os pilotos podem ir aos boxes e caso ocorre algo poderá ser a corrida paralisada por um tempo.A entrada do safety car ficará a cargo da direção de prova.
6.9 - Proibido usar qualquer componente ou cortar caminho em que beneficia o piloto nesse caso será investigado pela Organização ZGT.
6.10 - Fica proibido ao piloto fazer a postagem de vídeos na internet envolvendo incidentes de corrida que possam gerar polêmica e denegrir a imagem de outros pilotos ou da organização do campeonato (batidas, colisões, traçados, saídas de pista). A postagem de vídeos com ultrapassagens limpas e disputas sadias está permitida.
6.11 - Proibido usar o chat de conversa durante a corrida ou treino classificatório.
6.12 - Será Proibido o piloto usar o botão start em qualquer hipótese durante a corrida.


7 - DOS PROBLEMAS DE CONEXÃO

7.1 - Se o piloto em corrida tiver problemas de queda de conexão e cair da sala, será declarado como abandono de corrida, porém ESTE NÃO RECEBE ALGUMA PONTUAÇÃO, mesmo que não existam mais pilotos em posições inferiores (atrás) a ele, e este estiver dentro do quadro de pontuação.
7.2 - Em caso de conexão, o piloto que ao cair ou trouxer prejuízos a algum dos participantes da prova, PODERÁ SER PENALIZADO de acordo com os critérios dos fiscais de prova após assistirem ao vídeo da corrida. Lembre-se, a manutenção da internet e a boa conexão é de sua responsabilidade.
7.2.1 - Caso o servidor ter problemas de conexão e for desconectados 50% dos pilotos a corrida será voltada ou remarcada para um novo dia ficando a critério da Organização decidir o que for melhor.
7.3 - Caso a corrida não seja completada mais de 75%, os pontos será somente metade dos pontos, arredondando acima os pontos que ficarem quebrados.
7.3.1 Caso a corrida não seja completada 50% não haverá pontuação e a Organização do Campeonato marcara uma nova data. No caso em campeonatos de Fórmula a corrida sera cancelada e irá para próxima etapa do campeonato.
7.4 - Se o piloto tiver com muito leg ou problema na conexão, ele poderá ser pedido para se retirar da prova para não prejudicar o andamento do evento. O diretor de prova determinará a ordem da participação do piloto. Nesse caso piloto receberá presença nessa etapa.
7.4.1 - Todos problemas referentes as configurações das salas deverão ser comunicados durante  o evento.
7.5 - O piloto participante só pode correr caso esteja vendo 70% dos carros, existem casos em que ele será pedido para retirar da sala conforme ele não esteja com sua conexão boa, ele terá um tempo de limite em que o fiscal controlará esse período de conexão.
7.6 - Montagem da sala ficará a critério da Fiscalização do evento. Assim a ordem de chamada para os pilotos entrar na sala, o fiscal determinará a ordem mais adequada para situação.
7.6.1 - Caso piloto não conseguir entrar na sala será considerado que o piloto participou da etapa.
7.7 - Fica proibido a Organização do evento não visualizar pilotos durante todo momento do treino classificatório. Caso aconteça isso será efetuado uma nova largada, ou será remarcada a corrida em um outro dia, a direção do campeonato determinará o que se enquadrar melhor para situação.


8 - DO ABANDONO DE PROVA

8.1 - Abandonar a corrida e permanecer na sala assistindo à corrida que deveria estar participando caracteriza abandono total e não receberá pontuação alguma.
8.2 - Se o piloto entender que seu desempenho em determinada prova não o levará a disputar a posição almejada e perceber que está mais atrapalhando os concorrentes, poderá este, encostar o carro em algum local em que não venha atrapalhar o desenvolvimento do restante da corrida.
8.3 Fica proibido ao piloto, após sua entrada na etapa de classificação, sair da pista (abandono forçado). Acontecendo isso, ele será automaticamente desclassificado da etapa e não receberá pontos no campeonato.


9 - DAS RECOMENDAÇÕES

9.1 - NÃO QUESTIONE AS REGRAS do campeonato após ter dado o aceite para a sua participação. Uma vez que aceitou as regras se subordine e se enquadre a elas. ANALISE BEM ANTES DE ACEITÁ-LAS.
9.2- DEVE O PILOTO gravar a corrida que participar, mesmo que este não tenha nenhuma reclamação a fazer, pois, outros pilotos poderão fazê-la contra este e o vídeo servirá para embasar sua defesa.
9.2.1 - Após o piloto realizar sua defesa a Direção de Prova vai finalizar as investigações.
9.3 - SEJA CORDIAL E RESPEITOSO COM TODOS, lembre-se, uma corrida não acaba na primeira curva ou na primeira volta, portanto, seja paciente que você irá até o final sem problemas.
9.4 - PILOTE SEU CARRO NO JOGO COMO SE FOSSE SEU CARRO DE VERDADE, pois assim, estará protegendo a si próprio e aos outros de futuras penalizações.
9.5- TREINE BASTANTE, pois, o treino o levará a ser um melhor piloto, conseguirá então melhores tempos e melhores colocações nas corridas.
9.6- Ao sair da área de “pit stop” o piloto DEVE OBSERVAR a faixa branca de limitação de saída para que não a ultrapasse e dar preferência ao piloto que já está na pista e vem em volta rápida. O piloto que infringir a esta regra será penalizado com advertência na primeira vez e ficará sujeito à penalização leve na próxima falta.
9.7- A tomada de tempo será feita na ordem em que o Diretor de Prova determinar, portanto, o piloto DEVE AGUARDAR A AUTORIZAÇÃO para a sua entrada em pista para a tomada de tempo.
9.7.1 - Caso o número de participantes ultrapasse 15 pilotos terá uma tomada de tempo para poder realizar a sua participação no evento.
9.8- É OBRIGATÓRIO ao retardatário dar passagem aos carros que estão lhe aplicando uma volta.
9.9 - OS CAMPEONATOS e EVENTOS TODOS tem história leia e aprende sobre eles a Liga ZGT faz questão de mostrar todos eles A TODOS OS PILOTOS.
9.10 - Programa Teamspeak será usado como conversação.

Plágio na internet é Crime. 
Lei 9610 de 19/02/1998